AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA ÁREA DE SAÚDE

  • Claudia Maria de Paula Alves da Cunha
  • Ione Aparecida Neto Rodrigues
Palavras-chave: avaliação da aprendizagem. Formação docente. Área da saúde.

Resumo

Este estudo busca analisar as concepções de avaliação da aprendizagem adotadas pelos professores da área da saúde em uma faculdade da Região de Sete Lagoas. A opção teórico-metodológica feita para a realização desse estudo é de enfoque qualitativo na modalidade de estudo de caso. O corpus informacional dessa pesquisa é composto por docentes dos cursos da área de saúde da instituição pesquisada. O estudo demonstrou que a maioria dos docentes participantes, possuem formação docente.  Para o tratamento dos dados elegeu-se a análise de conteúdo segundo Bardin. Entendeu-se o ato de avaliar como   um ato de diagnosticar a realidade com vistas a subsidiar novas e adequadas decisões dos docentes, tendo em vista atingir resultados necessários e desejados. As categorias de análise do conteúdo das respostas dos participantes desse estudo sobre o conceito de avaliar, foram agrupadas em unidades de registro segundo as gerações de avaliação segundo Guba e Linconh (2011)  , são elas: a) 1ª geração de avaliação(avaliação como medida); 2ª geração da avaliação (avaliação como descrição); 3ª geração de avaliação(avaliação como juízo e valor) e 4ª geração da avaliação (avaliação como negociação).Comprovou-se a presença dessas 4 gerações de avaliação da aprendizagem no campo pesquisado. Concluiu-se que a concepção de avaliação dos respondentes está em transição para uma geração mais complexa e sofisticada.
Publicado
2019-04-22