MOTIVOS QUE LEVAM AO NÃO COMPARECIMENTO DE GESTANTES EM ATIVIDADES EDUCATIVAS REALIZADAS POR UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE SETE LAGOAS - MG

  • Lorena dos Santos Braga
  • Andreia Rosa Captain de Oliveira
  • Ana Flávia Freitas Reis
  • Priscila Maria da Silva
  • Larissa Viana Almeida de Lieberenz
Palavras-chave: Gestante – atividades educativas – pré-natal.

Resumo

As atividades educativas tratam-se de aprendizagem coletiva, podendo ser definida como um instrumento na prevenção de doenças e no tratamento de cuidados específicos está cada vez mais presente na promoção da saúde. Dentre essas diversas atividades educativas, pode-se observar os grupos operativos elaborados especialmente para gestantes e em algumas unidades abrange o parceiro/cônjuge. Nesse contexto, este estudo objetivou-se compreender os motivos das gestantes em não comparecer as atividades educativas em grupo realizadas por uma estratégia de saúde da família na cidade de Sete lagoas. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, descritiva, para a coleta de dados foi utilizado questionário semiestruturado e as participantes foram gestantes pertencentes da área da abrangência da equipe de estratégia de saúde da família. A análise dos dados ocorreu através da análise de conteúdo na proposta de Laurence Bardin.

Referências

AVELINO, Patrick Roberto; MENEZES, Kênia Kiefer Parreiras de. Grupos operativos na Atenção Primária à Saúde como prática de discussão e educação: uma revisão. Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Cad. Saúde Colet., 2016. 127-130 p. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2018.

DUTRA, Wagner Honorato and CORREA, Rosa Maria. O Grupo Operativo como Instrumento Terapêutico-Pedagógico de Promoção à Saúde Mental no Trabalho. Psicol. Cienc. Prof. [online]. 2015, vol.35, n.2, pp.515-527. ISSN 1414-9893. http://dx.doi.org/10.1590/1982-370302512013

SILVA, Andréa Lorena Santos et al. Atividades educativas no pré-natal sob o olhar de mulheres grávidas. Universidade Federal da Bahia- Salvador. Revista Cubana de Enfermaría, 2015. 1-12 p. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2018.
Publicado
2019-04-23

Artigos mais lidos do mesmo autor