O professor e o processo avaliativo. Prova: eis a questão.

  • Layla Beatriz Cordeiro Valadares Machado Faculdade Ciências da Vida
  • Leandra Marcelle Cordeiro Valadares Machado Faculdade Ciências da Vida
  • Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares Machado Faculdade Ciências da Vida

Resumo

 A prova é um instrumento avaliativo utilizado pelas instituições de ensino. Há várias questões em torno desse construto que merecem abordagem e discussão. Este estudo busca aventar como a avaliação é abordada pelos professores universitários e evidenciar a importância da avaliação de aprendizagem em uma época em que o educador precisa compreender a sua verdadeira função em uma sala de aula. Optou-se pela realização de pesquisa qualitativa, operacionalizada por meio de revisão bibliográfica. A análise dos artigos e estudos coletados possibilitou verificar que o docente precisa se tornar um observador constante para que apreenda a necessidade dos estudantes. O educador precisa não apenas conhecer os instrumentos que compõem o seu trabalho, como também utilizá-los para incrementar suas aulas e captar a atenção e o interesse do estudante. Sobre o processo avaliativo em questão é preciso considerar a utilização da avaliação de aprendizagem, as avaliações precisam se tornar um instrumento de construção de conhecimento e não de punição. Para que isso ocorra é preciso que haja uma conscientização dos professores e dos estudantes que estão acostumados a valorizarem as notas e as provas, é necessário quebra de paradigmas para que o conhecimento seja valorizado em detrimento do raciocínio pontuado. E essa conscientização precisa partir primeiramente do educador, que pode tomar atitudes que valorizem a aprendizagem constante como elaborar questões que levem o estudante a refletir e não a um raciocínio mecânico e decorado. A partir dessa quebra de valorização da pontuação a educação viverá novos dias e os estudantes não se sentirão tão escravizados por notas e provas e a avaliação de aprendizagem poderá se tornar uma constante nas práticas pedagógicas.

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Publicado
2011-09-14