OS PSICÓLOGOS DO CREAS E OS DESAFIOS DO ATENDIMENTO DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILAIR

  • Danúbia Aparecida Ribeiro de Oliveira FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA
  • Ana Claudia Junqueira Burd

Resumo

RESUMO   O presente artigo discute os desafios do psicólogo no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados à indivíduos e famílias com seus direitos violados; sendo um importante dispositivo do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A pesquisa busca identificar através de entrevista semiestruturada as principais limitações que os profissionais de psicologia encontram ao se depararem com atendimentos à vítimas de violência sexual intrafamiliar nos municípios de Curvelo, Paraopeba e Sete Lagoas. Ao todo, foram entrevistados cinco profissionais, sendo três em Curvelo, uma em Paraopeba e a outra em Sete Lagoas. Os resultados do estudo apuram que estas buscam se adequar a realidade de cada instituição, enfatizando em comum que a dificuldade maior encontrada nos municípios é a falta de apoio de outros órgãos da rede, burocracia nos encaminhamentos, falta de capacitação técnica a respeito do tema e resistência das famílias por ser um assunto delicado e considerado tabu para muitas classes.   Palavras-chave:Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).Atuação do psicólogo.Violência sexual intrafamiliar.    

Biografia do Autor

Danúbia Aparecida Ribeiro de Oliveira, FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA
Danúbia Aparecida Ribeiro de Oliveira nasceu em 28 de março de 1991, em Curvelo, Minas Gerais. Atualmente reside em Sete Lagoas , onde realiza o curso de Psicologia na Faculdade Ciêcias da Vida.

Referências

REFERENCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIPROFISSIONAL DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA E À ADOLESCÊNCIA (ABRAPIA). Abuso Sexual: mitos e realidade. 3. ed. Petrópolis; Autores & Agentes & Associados, 1997.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e das outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 de jul. 1990.

BRASIL. Lei do Sistema Único de Assistência Social. Lei Federal 12.435/2011. Altera a Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 de jul. 2011.

CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2009.

______Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas (os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS; Brasília, fevereiro/2013, 1ª Edição.

CFP – CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo, Resolução CFP Nº 010/05, 2014.

______Gênero na Psicologia: articulações e discussões. Salvador: CRP- 03, 2011.

COSTA, Q.R. As representações sociais das famílias de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual: um estudo sobre os processos educativos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS de Teixeira de Freitas – BA; Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação - Belo Horizonte, 2014.

FERREIRA, M. C. A psicologia social contemporânea: principais tendências e perspectivas nacionais e internacionais. 51-64pp. Universidade Salgado de Oliveira, Brasília. 2010.

GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LANÇA, L. P. Violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes: uma análise sociológica a partir de processos judiciais. 2013.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. In: Fundamentos da metodologia científica. Altas, 2010.

PAULA, E. S.O abuso sexual na família: um estudo sobre o enfrentamento a partir de intervenção institucional. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, BA. 2011.

PENIDO, P. G. Resiliência, promoção de saúde e prevenção da violência entre adolescentes. 2013. 112 p. Dissertação (Mestre em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

REVISTA CREAS.Centro de Referência Especializado de Assistência Social. n.1, 2008 – Brasília; MDS,2008.

SANTOS, C. A. Enfrentamento da Revitimização: a escuta de crianças vítimas de violência sexual. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.

UNICEF BRASIL (org.). Violência Sexual: um fenômeno complexo. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/Cap_03.pdf. Acesso em: 03 de junho de 2016.

Publicado
2017-07-17