ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA DETECÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

  • Flavia Fernandes Ferreira faculdade ciencias davida
  • Gabrielli Pinho de Rezende Docente do curso de Enfermagem da FCV.

Resumo

O câncer de mama teve um aumento significativo nos últimos anos e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), por meio do trabalho do enfermeiro, possui papel importante na detecção dessa patologia. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa que objetivou compreender o papel do enfermeiro no cotidiano da ESF na detecção do câncer de mama, na visão desses profissionais. O cenário foram quatro Unidades de Saúde da Família de um município do interior de Minas Gerais. Participaram do estudo quatro enfermeiros das respectivas ESF por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática e organizados em três categorias. Observou-se pelos resultados que o aumento do número de casos de câncer de mama reflete na preocupação dos indivíduos e planejamento de ações; que o enfermeiro reconhece seu papel na detecção do câncer de mama principalmente por meio do fornecimento de informações, realização de consultas, visitas domiciliares, reuniões, atividades educativas e capacitação da equipe; e que a assistência humanizada pode constituir-se em um elo para a aproximação com a mulher e o desenvolvimento de ações. Espera-se por meio deste estudo sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, motivar os enfermeiros para a realização das suas atribuições em relação do tema e inspirar novos trabalhos.

Biografia do Autor

Gabrielli Pinho de Rezende, Docente do curso de Enfermagem da FCV.
Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Docente do curso de Enfermagem da FCV.

Referências

BARROS, A. G.; MELO, M. C. P.; SANTOS, V. E. P. Significados atribuídos ao câncer por um grupo de mulheres. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, 22(1): 129-33, jan/fev., 2014.

BERTOCCHI, F. M.; FERNANDES, B. M.; ALMEIDA, M. I. G.; FREITAS, S. C.; PAIVA, C. N.; PAULA, E. A. Conduta de profissionais durante a consulta de rastreio do câncer de mama e útero. Rev. Rene; 15(6):973-9, Nov– dez., 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria N. 2488/GM, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Diário Oficial da União, Brasília, 21 out., 2011. Disponível em www.bvsms.saude.gov.br.Acesso realizado em 05/03/16.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de AtençãoBásica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013; 124 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13).

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Título VIII – da Ordem social; capítulo II – seção II, da saúde –. artigos 196; 197; 198 (parágrafo único).

BRASIL. Lei n. 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm>. Acesso em 20 – ago.-2015.

CAVALCANTE, S. A. M.; SILVA, F. B.; MARQUES, C. A. V.; FIGUEIREDO, E. N.; GUTIÉRREZ, M. G. R. Ações do Enfermeiro no rastreamento e Diagnóstico do Câncer de Mama no Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia, 59(3): 459-466, 2013.

CORRÊA, A. C. P.; ARAÚJO, E. F.; RIBEIRO, A.C.; PEDROSA, I. C. F. F. Perfil sócio-demográfico e profissional dos enfermeiros da atenção básica à saúde de Cuiabá - Mato Grosso. Rev. Eletrônica de Enfermagem [Internet]. 2012 jan./mar. Disponível em: <https://www.fen.ufg.br/fen_revista/v14/n1/pdf/v14n1a20.pdf>. Acesso em: 07- set. -2015.

FRACOLLI, L. A.; ZOBOLI, E. L. P.; GRANJA, G. F.; ERMEL, R. C.Conceito e prática da integralidade na Atenção Básica: a percepção das enfermeiras. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.45, n.5, Out., 2011.

MARQUES, C. A. V.; FIGUEIREDO, E. N.; GUTIÉRREZ, M. G. R. Validação de instrumento para identificar ações de rastreamento e detecção de neoplasia de mama. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.28, n.2, 2012.

MORI, N. L. R. Rede de atenção ao câncer de mama: a busca da integralidade na organização do sistema de referência e contra-referência. Botucatu: [s.n.], 2013.

RAMOS, W. S. R.; SOUSA, F. S.; SANTOS, T. R.; JÚNIOR, W. R. S.; FRANÇA, I. S. X.; FIGUEIREDO,G. C. A. L. Sentimentos vivenciados por mulheres acometidas por câncer de mama. J Health Sci Inst., 30 (3):241-8, 2012.

RIBEIRO, J. C.; RUOFF, A. B.; BAPTISTA, C. L. B. M. Informatização da Sistematização da Assistência de Enfermagem: avanços na gestão do cuidado. J. Health Inform.,6 (3): 75-80, Jul.-Set., 2014.

ROSA, L. M.; RADÜNZ, V. Itinerário Terapêutico no Câncer de Mama: uma contribuição para o cuidado de enfermagem. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 21(1):84-9, jan/mar, 2013.

SIMEÃO, S. F. A. P.; LANDRO, I. C. R.; CONTI, M. H. S.; GATTI, M. A. N.; DELGALLO, W. D.; VITTA, A.Qualidade de vida em grupos de mulheresacometidas de câncer de mama. Ciência & Saúde Coletiva, 18 (3):779-788, 2013.

XAVIER, A. G.; SANTOS, S. M. P.; SOUSA, F. L. P.; SILVA, F. L.; GONÇALVES, R. L.; PAIXÃO, G. P. N. Análise das práticas profissionais de enfermeiras na perspectiva da integralidade da assistência à mulher. Rev. Rene. 15 (5): 851-9, set-out, 2014.

ZAPPONI, A. L. B.; TOCANTINS, F. R.; VARGENS, O. M. C. A detecção precoce do câncer de mama no contexto do Brasil. Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 20(3D): 386-90, jul./set; 2012.

Publicado
2017-07-11