UMA DESCRIÇÃO DO BULLYING SOB A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS

  • Rodrigo Ribeiro dos Santos Faculdade Ciências da Vida
  • Bárbara Gonçalves Mendes Faculdade Ciências da Vida

Resumo

Esta pesquisa se refere a um estudo de caso sobre a vivência do bullying em adolescentes de uma escola pública do interior de Minas Gerais mediante uma compreensão fenomenológica-existencial. O objetivo geral do trabalho é descrever, em seus aspectos existenciais, a vivência do fenômeno bullying de estudantes em uma instituição pública de ensino, também sendo necessário (1) significar o fenômeno bullying em seus aspectos concernentes à realidade escolar; (2) descrever os aspectos psicológicos e sociais envolvidos no bullying e; (3) conceituar os prováveis temas existenciais emergentes na relação desse fenômeno com o ser. A pesquisa em questão é um estudo de caso de natureza exploratória e de caráter qualitativo, realizada com 4 (quatro) estudantes de 14 a 16 anos em uma escola pública a partir de um roteiro semiestruturado, posteriormente analisado fenomenologicamente. Os resultados indicam que a angústia, a liberdade, a responsabilidade e a má-fé, na perspectiva sartriana, estão presentes nas vivências desses estudantes em relação ao bullying, assim como a empatia seletiva se revelou norteadora em suas ações, ou seja, majoritariamente, o adolescente compreende e se projeta na condição de alguns, mas não de outros. Palavras-chave: Bullying. Temas Existenciais. Empatia.
Publicado
2017-07-17