CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA DE DROGAS EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA DO GÊNERO FEMININO NA CIDADE DE SETE LAGOAS-MG.

  • leonardo gomes silva Faculdade Ciências da Vida
  • Laura Freire de Andrade Mestre em Psicologia pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais; Docente da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG.

Resumo

RESUMO Em todos os períodos da humanidade verifica-se o uso de drogas em seus mais variados formatos, objetivos e funções. As pessoas podem usar, abusar ou se tornar dependente das drogas, pois há muitas maneiras de se estabelecer uma “relação” com as mesmas. O consumo constante de substâncias psicoativas é uma condição física e psicológica que possui causas multifatoriais que representa um problema grave de saúde pública.  Além disso, os prejuízos, para o sujeito dependente são significativos em muitos aspectos de sua vida tais como sua saúde física e psíquica, problemas nas relações familiares, perda de emprego, abandono, perda de vínculos de amizade entre outros. As Comunidades Terapêuticas são um dos dispositivos existentes para o tratamento e reinserção dos dependentes de drogas. Esta pesquisa objetivou identificar as contribuições da psicologia no tratamento da dependência de drogas realizado em uma Comunidade Terapêutica do gênero feminino para as mulheres internas em diferentes períodos de tratamento. Como metodologia para a realização da pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas realizadas com cinco mulheres internas. Nesta pesquisa não houve critérios específicos para a escolha das entrevistadas, apenas a disponibilidade das mesmas em ser entrevistadas voluntariamente. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, verificando as evidências do material coletado e dividido em três categorias, biológica, psicológica e social. O processo psicoterapêutico tem grande influência na adesão ao tratamento, possibilitando à interna o encontro consigo mesma. Palavras-Chave: Dependência de drogas, comunidade terapêutica e psicologia.
Publicado
2017-07-11