A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM CRIANÇAS ESCOLARES NA ACEITABILIDADE DE NOVAS PREPARAÇÕES NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM PARAOPEBA – MG

  • ADRIANA RAMOS SANTOS FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA
  • JORDÂNIA CASTANHEIRA DINIZ FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA

Resumo

RESUMO   O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi instituído no país em 1955 e é considerado o mais antigo programa do governo brasileiro na área de alimentação escolar, desenvolvendo ações de educação alimentar e nutricional no contexto escolar. A presente pesquisa buscou avaliar a significância da educação nutricional na introdução de novas preparações na alimentação escolar através de testes de aceitabilidade pré-definidos pelo governo federal e descritos no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva, em uma escola urbana municipal do município de Paraopeba/MG, que é assistida pelo profissional nutricionista do PNAE, através de uma escolha da amostragem e a divisão dos grupos em grupo de intervenção e grupo controle. Em seguida foi realizada no grupo de intervenção uma educação nutricional através de uma atividade lúdica que contava a história do milho. O parâmetro de avaliação acerca da efetividade da educação nutricional foi o teste de aceitabilidade e o método utilizado foi a ficha de escala hedônica facial. Os resultados mostraram que o grupo de intervenção apresentou melhores resultados em relação ao grupo controle, que não recebeu a educação nutricional. Isto se deve aos estímulos para experimentarem a canjiquinha, através da educação nutricional prévia. Conclui-se a partir desse trabalho que é imprescindível ações de educação nutricional na aceitabilidade de novas preparações na alimentação escolar.

Biografia do Autor

ADRIANA RAMOS SANTOS, FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA
Nutrição 8º período
JORDÂNIA CASTANHEIRA DINIZ, FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA

Referências

REFERÊNCIAS

BASAGLIA, P.; MARQUES, A.S.; BENATTI, L.; Aceitação da merenda escolar entre alunos da rede estadual de ensino da cidade de Amparo - SP. Saúde em Foco, Edição nº: 07/Ano: 2015. Disponível em: < http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/saude_foco/artigos/ano2015/aceitacao_merenda.pdf>. Acessos em 13 out. 2016.

BRASIL. Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Centro colaborador em alimentação e nutrição escolar CECANE – UNIFESP, 2010. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-material-de-divulgacao/alimentacao-manuais/item/5166-manual-para-aplicação-dos-testes-de-aceitabilidade-no-pnae.pdf>. Acesso em 08 abr.2016.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012. Disponível em: < http://www.ideiasnamesa.unb.br/index.php?r=site/EducacaoAlimentar.pdf>. Acesso em 15 mar.2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Cartilha Nacional Alimentação do Escolar, 2015. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-material-de-divulgacao/alimentacao-manuais/item/6820-cartilha-pnae-2015.pdf>. Acesso em 10 mar.2016.

CORÇÃO, Mariana. Câmara Cascudo, o “provinciano incurável”: desvendando os caminhos de História da Alimentação no Brasil. Curitiba. 2014. 268 f.

FERREIRA, N. C. et al.. Aceitabilidade da alimentação oferecida pelo programa nacional de alimentação escolar no município de Palmas –TO. Revista CEREUS. v. 7, n. 2. 2015. Disponível em: <http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/768>. Acessos em: 28 de out. 2016.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Método de pesquisa. Editora UFRGS, 1.ed. 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, J. C.; COSTA, S. D.; ROCHA, S. M. B;. Educação nutricional com atividade lúdica para escolares da rede municipal de ensino de Curitiba. Cadernos da Escola e Saúde. v. 2, n. 6. 2011. Disponível em: <http://revistas.unibrasil.com.br/cadernossaude/index.php/saude/article/view/104>. Acessos em: 30 out. 2016.

VASCONCELOS. Francisco de Assis Guedes de. et al. Org., Manual de orientação para a alimentação escolar na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e na educação de jovens e adultos – 2. ed. -Brasília: PNAE: CECANE-SC, 2012. 48 p. ; il., grafs., tabs. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-material-de-divulgacao/alimentacao-manuais/item/5243-manual-de-orienta%C3%A7%C3%A3o-sobre-alimenta%C3%A7%C3%A3o-escolar-nas-diferentes-etapas-de-ensino.pdf>. Acesso em 05 abr.2016.

WADENPHUL, Renata Moraes. Determinantes e construção do comportamento alimentar: uma revisão narrativa da literatura. Porto Alegre. 2014. 47 f.

Publicado
2017-07-17