A ATUAÇÃO DE UMA PSICÓLOGA JURÍDICA FRENTE A PROCESSOS JUDICIAIS DE GUARDA NA COMARCA DE SETE LAGOAS/MG

  • Priscila Moreira dos Santos Faculdade Ciências da Vida - FCV
  • Ana Cláudia da Silva Junqueira Burd Faculdade Ciências da Vida

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a atuação de uma psicóloga jurídica frente a processos judiciais de guarda na Comarca de Sete Lagoas/MG. Enquanto objetivos específicos elencaram-se: descrever a inserção da Psicologia no contexto jurídico; analisar a atuação de uma psicóloga jurídica frente a processos judiciais de guarda na Comarca de Sete Lagoas/MG. Para a organização deste estudo, fez-se um criterioso levantamento bibliográfico a partir da leitura de artigos científicos e dissertações datadas entre os anos de 2011 e 2016, coletados nas bases de dados eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Lilacs e outros. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, delimitada pelo estudo de caso. Utilizou-se do método da análise de conteúdo para analisar os dados encontrados nos referenciais bibliográficos e no campo. Foram definidas as seguintes categorias para a apresentação e discussão dos dados levantados: (1) A atuação do Psicólogo Jurídico e (2) A legitimidade na atuação. Concluiu-se que o exercício do Psicólogo Jurídico é reconhecido como legítimo frente à especificidade que este possui, a qual se constitui fundamentada na instrumentação técnica da escuta diferenciada, sobretudo por meio da compreensão das questões subjetivas e comportamentais dos envolvidos, apresentadas nos autos, a fim de contribuir contundentemente na decisão final do processo.

Biografia do Autor

Priscila Moreira dos Santos, Faculdade Ciências da Vida - FCV
Graduanda em Psicologia - Faculdade Ciências da Vida
Ana Cláudia da Silva Junqueira Burd, Faculdade Ciências da Vida
Docente da Faculdade Ciências da Vida. Graduada em Psicologia/PUC/MG e em Direito/UFV. Especialista em Psicologia Jurídica/CFP. Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/USP 

Referências

BARDIM, L. (1997). Análise de Conteúdo. Paris: Presses Universitaires de France.

BOMFIM, E. de M. (1994). Psicologia Social, Psicologia do Esporte e Psicologia Jurídica. In Conselho Federal de Psicologia (Câmara de Educação e Formação Profissional). Psicólogo brasileiro: Práticas emergentes e desafios para a formação (2ª ed.). São Paulo: Casa do Psicólogo.

BRASIL.(2015). Código de Processo Civil. Lei n° 13.105, de 16 de março de 2015.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n 8.069, de 13 julho de 1990.

BRITO, Leila Maria Torraca de. Anotações sobre a Psicologia jurídica. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, n. SPE, p. 194-205, 2012.

CALDAS AULETE. Dicionário Contemporâneo de Língua Portuguesa. 2ª ed, Rio de Janeiro, v. IV, 1964.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. (2007). Resolução n. 13, de 14 de setembro de 2007. Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. (2010). Referências técnicas para atuação do psicólogo nas Varas de Família / Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Autor.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. (2010). Código de Ética do Psicólogo. Resolução CFP n. 010/05. Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo

DE MATTOS, Elsa. Psicologia Jurídica: uma interface entre a Psicologia e o Direito. 2013. Psicologia, Família e Direito, Ed. Juruá (2013), Org. Lúcia Vaz de Campos Moreira.

FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOBBI, Franciele Karpinski. Um estudo de caso sobre o lugar dos filhos na separação dos pais. 2015.

HUSS, Mathew.T. Psicologia forense: pesquisa, prática clínica e aplicações/tradução: Sandra Maria Mallmann da Rosa; revisão teórica: José Geraldo Vernettaborda. Porto Alegre, Artmed, 2011.

LUCAS, Douglas Cesar; HOMRICH, Marcele Teixeira. Psicologia Jurídica: considerações introdutórias. Revista Direito em Debate, v. 20, n. 35-36, 2013.

MAIORKI, Simone et al. Elaboração, Aplicação e Avaliação Psicológica de um Protocolo para Casos de Disputa de Guarda. 2014.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Metodologia científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NETO, Sebastião Benício da Costa. Representação Social e Práticas do Psicólogo Jurídico no Brasil. Fragmentos de Cultura, v. 23, n. 3, p. 363-377, 2013.

ORTIZ, Maria Cecilia Meirelles. A perícia psicológica. Psicologia: ciência e profissão, v. 6, n. 1, p. 26-30, 1986.

RAMOS, M. e SHINE, S. A família em litígio. In: RAMOS, M. (Org.). Casal e família como paciente. São Paulo: Escuta. 1994, pp. 95-122.

SANTOS, Marcia Regina Ribeiro dos; COSTA, Liana Fortunato. Campo psicossocial e jurídico: relações de poder nas decisões de conflito familiares. Estud. psicol. (Campinas), v. 27, n. 4, p. 553-561, 2010.

SANTOS, Marcia Regina Ribeiro dos. A criança na disputa de guarda em contexto da avaliação psicossocial: a voz, o sofrimento e o enfrentamento. 2016.

SHINE, S. K. (org.). Avaliação psicológica e lei: adoção, vitimização, separação conjugal, dano psíquico e outros temas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

SILVA, Cristina Martins Cunha da. Compreender para intervir: um estudo sobre a prática alienativa nas varas de família. 2011.

SILVA, Kaesa Quadros da. O instituto da guarda e seus reflexos: a influência do laudo psicológico nas decisões judiciais. 2014.

TEIXEIRA, Paulo André Sousa. Da constatação à construção: sentidos de família nos laudos psicológicos das Ações de Guarda de crianças e adolescentes. 2013.

TURCATTO, B M. Guarda Compartilhada e seus benefícios para o infante: um enfoque favorável à luz da legislação brasileira. Revista Biodiversidade, Mato Grosso, v. 10, n. 1, 2011, p.91-100.

Publicado
2017-07-17