NARRATIVAS DE PSICÓLOGOS DOCENTES
OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÃRIA NA PÓS-MODERNIDADE
Resumo
O presente artigo teve por intuito investigar as implicações que recaem na construção identitária do Psicólogo docente em meio as configurações pós-modernas incorporadas no mundo do trabalho. Temas como este são de extrema relevância no campo da Psicologia, pois se propõe a analisar a construção identitária docente e seus efeitos nos modelos de ensino aprendizagem atual. Os caminhos metodológicos foram tencionados por meio de um estudo qualitativo, através da realização de 7 (sete) entrevistas semiestruturadas com psicólogos docentes, a fim de abrir um espaço em que os mesmos pudessem dar vazão à s percepções e sentidos de sua práxis profissional docente, os parâmetros constitutivos do perfil identitário da categoria e as perspectivas e desafios desse profissional no contexto do atual no ensino superior em Psicologia, ante os desdobramentos da racionalidade do mundo do trabalho. O tratamento dos dados obtidos seguiu a proposta de confecção em categorias de análise interconectadas ao referencial teórico-metodológico aqui utilizado, por meio dos pressupostos de uma Psicologia Social CrÃtica. As informações colhidas na pesquisa permitem descrever que os desafios na construção identitária deste profissional repercutem nos efeitos das constantes transformações sociais, dados os processos de identificação, pertença e atribuição de significados enredados aos modelos de ensino-aprendizagem atuais, nas exigentes polÃticas mercadológicas de capacitação constante e visibilidade profissional. Tais identidades superam o olhar da especificidade das técnicas e ferramentas da ciência psicológica e assumem, na fala destes Psicólogos, a necessidade de uma maior atenção à responsabilidade social, na importância de uma formação crÃtico-cidadã de Psicólogos no Brasil. Palavras-chave: Psicologia Social CrÃtica. Prática Docente. Trajetórias Identitárias.
Publicado
2017-12-14
Seção
Artigo cientÃfico