PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS DISLÉXICOS E AS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

  • HELLEN SIMÃO PRADO FACULDADE CIENCIAS DA VIDA
  • FLÁVIA CARVALHO BARBOSA

Resumo

Crianças disléxicas que recebem tratamentos eficazes, apesar de não serem curadas, podem levar uma vida relativamente normal, conseguir vencer as barreiras do regime escolar, chegar à vida adulta e ingressar na faculdade. Porém, dificilmente chegarão a esse estágio sem carregar consigo alguns traumas egressos da vida escolar. Pode acontecer também de nunca terem se dado conta do problema por falta de conhecimento da sociedade acerca do tema e nunca terem recebido tratamentos adequados. Faz-se necessário que estudiosos da psicologia busquem formas de minimizar os impactos destes traumas na vida acadêmica do disléxico adulto e elaborem aportes para uma inserção real. O objeto de estudo do presente artigo científico é a compreensão das possíveis contribuições da análise do comportamento no processo de inclusão e ensino-aprendizagem do disléxico adulto no sistema educacional. Para tanto recorreu-se à revisão da literatura existente sobre o tema.   Palavras-chave: Dislexia no adulto. Inclusão. Educação do adulto. Análise do comportamento.     ABSTRACT     Dyslexic children who receive effective treatments, though not cured, can lead a relatively normal life, able to overcome the barriers of the school system, reaching adulthood and into college. However, hardly reach this stage without carrying along some graduates traumas of school life. It can also happen to have never been given of the problem for lack of society's knowledge on the subject and have never received adequate treatment. It is necessary that the psychology scholars seek ways to minimize the impact of these traumas in the academic life of the adult dyslexic and develop contributions to a real integration. The study object of this scientific paper is to understand the possible behavior analysis of contributions in the process of inclusion of adult dyslexic in higher education system. Therefore, we appealed to the review of existing literature on the subject.   Keywords: Dyslexia in adults. Inclusion. Adult’seducation. Behaviorism.      
Publicado
2017-12-14