PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SOBRE O ENSINO DE SAÚDE MENTAL
Resumo
O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiatria vêm sendo amplamente discutidos na literatura nos últimos anos. Neste sentido, a pesquisa objetivou identificar a percepção dos discentes de um curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior do interior de Minas Gerais a respeito da disciplina de saúde mental. Assim, esta pesquisa segue a metodologia do estudo de campo com abordagem qualitativa e descritiva, realizada em uma instituição de ensino superior de Sete Lagoas, Minas Gerais. Participaram da pesquisa oito discentes do 10º perÃodo do curso de enfermagem, regularmente matriculados na instituição. A coleta de dados deu-se por meio da entrevista com roteiro não estruturado, gravada, previamente agendada com os participantes ao longo do mês de maio de 2017. A análise do conteúdo das entrevistas realizadas sugere que a visão dos discentes de enfermagem sobre a disciplina de saúde mental perpassa por duas dimensões: (I) avaliação do aluno sobre a disciplina saúde mental na graduação em enfermagem; (II) desafios enfrentados pelos discentes na disciplina de saúde mental. Os alunos classificaram a disciplina como fraca, com carga horária pequena para a complexidade do assunto, citaram o papel do professor no processo de ensino e, colocaram o vencimento do preconceito e estigma social por trás da saúde mental como desafios a serem superados relacionados à temática. Os achados estão em congruência com a literatura pesquisada, sendo evidenciado existe a necessidade de repensar a prática de ensino em saúde mental. Descritores: Ensino. Saúde Mental. Cuidados de Enfermagem.
Publicado
2017-12-14
Seção
Artigo cientÃfico