Cyberbullying
a percepção dos alunos da rede pública sobre o fenômeno
Resumo
Com o advento da Era Digital, além dos grandes benefÃcios para a sociedade contemporânea, uma grande onda de violência tem se instalado nos meios sociais de comunicação gerando assim um cenário que tem preocupado grandes estudiosos. Muitos desses crimes têm a sua origem no contexto educacional tornando o ambiente escolar como fundo de uma triste realidade muitas vezes ignorada e não tratada pelas instituições responsáveis. Esse trabalho tem por objetivo verificar se há incidência de casos de Cyberbullying em escolas públicas de Curvelo/MG. Foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário composto por 13 perguntas. Por fim, concluiu-se que há incidência de casos de violência cibernética no contexto escolar e muitas vezes a escola não tem estratégias de prevenção e de tratamento desses casos. A psicologia se faz relevante nesse contexto como forma de compreensão desse fenômeno e como contribuição para o desenvolvimento de estratégias de intervenção. Palavras-chave: Cyberbullying; Violência virtual; Escola.
Publicado
2017-12-14
Seção
Artigo cientÃfico