A INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA MEDICAMENTOSA NO AUMENTO DO CONSUMO E PRESCRIÇÕES EQUIVOCADAS

  • Eduardo Crístian Da Silva
  • Eliane Corrêa Da Cruz Ferreira
  • Helen Carla Pereira Da Costa Diniz
  • Kariny Aparecida Soares De Lima
  • Priscila Silva Santos
  • Vítor Almeida Oliveira

Resumo

O apelo das propagandas medicamentosas em mídias televisivas, jornais e revistas de grande visibilidade popular, contribuem para o aumento do uso irracional de medicamentos. Ao apresentar uma reflexão a respeito da automedicação e da propaganda de medicamentos no Brasil, alguns aspectos podem ser verificados: o consumo, a cultura do consumo, o papel da indústria farmacêutica, as estratégias de marketing e propaganda utilizadas e as questões éticas são itens que requerem uma maior discussão no ambiente educacional e político, voltados para a saúde. O objetivo desse estudo é apresentar a relação da influencia dos meios de comunicação no aumento do consumo e prescrição de medicamentos, buscando identificar e apresentar alternativas para diminuir os riscos que essa prática apresenta.
Publicado
2017-07-18