A FREQUÊNCIA DO USO DE RITALINA ENTRE CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA EM PARAOPEBA-MG

  • Lucimar Ferreira de Sousa Araújo
  • Liliane Cunha Campos da Mata

Resumo

Desde o surgimento da indústria farmacêutica e dos psicofármacos, o uso desse tipo de medicamento vem crescendo no tratamento dos transtornos mentais. Um desses transtornos é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) sendo a Ritalina o medicamento mais indicado em sua terapêutica. Com o aumento e generalização dos diagnósticos de TDAH, o uso desse medicamento vem crescendo entre a população infantil. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar a frequência do uso de Ritalina entre crianças da pré-escola no município de Paraopeba/MG, Brasil. Foram selecionadas 100 crianças matriculadas em três escolas da educação infantil em Paraopeba/MG, de modo que os pais ou responsáveis preencheram questionário estruturado. Das 100 crianças estudadas 43% eram meninas e 57% meninos na faixa etária de 2 a 6 anos de idade. No total quase 4 a cada 10 crianças da amostra (38%) faziam uso da Ritalina num período de tempo que variou de 1 mês até 4 anos. Embora feito de maneira controversa, todas as crianças em uso de Ritalina possuíam diagnóstico de TDAH, realizado pelo médico (50%), professores (34%) e os próprios pais (16%). Esses resultados apontam que além de precoce, o uso da Ritalina entre pré-escolares pode estar ocorrendo de modo off label e irracional, contrariando as indicações e contraindicações estabelecidas na bula do medicamento. Além disso, os diagnósticos precários feitos indiscriminadamente por pais e professores podem estar contribuindo para a medicalização da infância. Tornam-se necessários mais estudos sobre o consumo da Ritalina entre crianças pré-escolares e também novas campanhas de conscientização sobre o uso de medicamentos.Palavras-chave: Ritalina. Metilfenidato. Pré-escolares. Educação infantil.
Publicado
2017-08-09