A INFLUÊNCIA DA PSICOLOGIA PARA A QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM UM ABRIGO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS
Resumo
Este estudo apresenta uma pesquisa sobre a participação da Psicologia em uma melhor qualidade de vida de crianças institucionalizadas em um abrigo infantil, mediante o entendimento de uma psicóloga atuante nessa instituição. O presente estudo tem como objetivo apresentar as contribuições da Psicologia para uma melhor qualidade de vida de crianças institucionalizadas em abrigo infanto-juvenil em uma cidade do interior de Minas Gerais, também sendo necessário: (1) descrever a função do psicólogo em abrigos infanto-juvenis, (2) descrever a relevância dos vÃnculos familiares na fase infantil para a construção do sujeito e (3) delimitar as definições legais envolvidas no processo de acolhimento da criança nas instituições próprias. Para tal realizou-se um estudo qualitativo e descritivo, realizado por uma entrevista semiestruturada com uma psicóloga atuante na instituição. Os dados obtidos foram analisados por meio de análise de conteúdo e posteriormente, como forma de interpretação, usou-se a categorização. Os resultados indicam que a contribuição da Psicologia no bem-estar dessas crianças institucionalizadas é realizada de forma superficial, breve e, muitas vezes, dificultada devido ao tempo e demanda exacerbada para somente um psicólogo atuante na instituição.PALAVRAS-CHAVES: Psicologia. Infância. Atuação do psicólogo. Abrigo infanto-juvenil.
Publicado
2018-03-21
Seção
ARTIGO ORIGINAL