A RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE EM CRIANÇAS ESCOLARES DE SETE LAGOAS-MG

  • Thais Joziara Teixeira Maia Faculdade Ciências da Vida
  • Renata Cristina de Lima

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre inteligência e criatividade em um grupo de crianças escolares. A pesquisa se deu por meio de um estudo de campo de natureza descritiva qualitativa. O grupo estudado foi composto por 12 crianças (7 meninos e 5 meninas) do 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola particular de Sete Lagoas-MG. Estas crianças foram selecionadas a partir do banco de dados do laboratório de testes psicológicos da Faculdade Ciências da vida (FCV), pois estas já haviam participado de uma avaliação psicológica realizada por um grupo de graduandos de psicologia, no “Estágio de altas habilidades”. Assim, para análise dos dados foram utilizados os resultados dos testes de inteligência Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e Escala de Maturidade Mental Colúmbia, existentes no banco de dados. Para avaliação da criatividade, realizou-se a aplicação do Teste de Criatividade Figural Infantil. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados, que buscou verificar a existência de relação entre estes dois construtos. Os resultados indicaram a existência de uma relação entre criatividade e inteligência, em que quanto mais elevados os resultados nos testes de inteligência, maior o escore no teste de criatividade. Espera-se que esse estudo possa contribuir para as discussões acerca dessa temática, principalmente no que diz respeito à estimulação destas habilidades na infância, uma vez que ambas têm sido consideradas essenciais para o bem estar mental e auto realização do indivíduo.
Publicado
2018-03-21