TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

A INFLUÊNCIA DA PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA

  • Crislayne Borba Martins Faculdade Ciências da Vida
  • Renata Cristina de Lima

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta em dificuldades na comunicação e interação social, e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Este estudo teve como objetivo investigar qual a influência da parceria família e escola para o desenvolvimento das crianças com TEA e quais as estratégias utilizadas pelos docentes para promover essa parceria, visando tanto o seu desenvolvimento, quanto o seu processo de escolarização. Este estudo se deu por meio de uma pesquisa de campo qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um grupo de 5 professoras da educação infantil e do ensino fundamental I de uma escola particular de Sete Lagoas-MG, que lecionam ou lecionaram para crianças com TEA. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a parceria entre família e escola tem uma influência direta no processo de escolarização destas crianças e, nestes casos, os professores buscam maior contato com as famílias por meio de reuniões periódicas, mas sugeriram também a utilização de outras estratégias como grupos de estudos, rodas de conversas e palestras, cujo tema central seria o transtorno. Com isso, foi possível perceber a partir da visão das professoras, que as crianças com TEA possuem maior probabilidade de se desenvolverem quando suas famílias estão diretamente inseridas em seu processo de escolarização, estabelecendo assim, de forma harmônica, a parceria entre família e escola, por meio da qual os dois ambientes podem beneficiar o desenvolvimento dessas crianças.
Publicado
2018-04-20