Rastreio de comprometimento cognitivo leve através do Montreal Cognitive Assessemnt (versão brasileira):
estudo em idosos de uma estratégia de saúde da famÃlia do interior de Minas Gerais
Palavras-chave:
Comprometimento Cognitivo Leve, Idoso, Cognição
Resumo
Contextualização do Tema: O Montreal Cognitive Assessemnt (MOCA test) se caracteriza como uma bateria pertencente ao ramo da avaliação neuropsicológica e é utilizado para detectar as formas mais ligeiras de comprometimento cognitivo, mais especificamente o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo de caráter descritivo, analÃtico e transversal que visou descrever o desempenho dos idosos inseridos em seu contexto familiar no MOCA test. A amostra se constitui de um grupo de 34 idosos residentes na área adstrita de uma Estratégia de Saúde da FamÃlia do interior de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por uma equipe de acadêmicos do curso de enfermagem e psicologia da Faculdade Ciências da vida e treinada pelo pesquisador a fim de proporcionar maior amplitude de coleta. Resultados: Foi aplicado o MOCA test nos 34 indivÃduos, sendo 44,11% da amostra positiva para CCL e 55,89% negativa para CCL. A média de idade dos indivÃduos do estudo foi de 70 anos, a média de anos de escolaridade foi de7anos de educação formal e a média obtida no teste de rastreio dos 34 indivÃduos foi de 24,5.Ao contrário do esperado ,não se obteve correlação estatisticamente forte entre as variáveis escolaridade e desempenho no teste assim como entre faixa etária e desempenho no teste na correlação de Pearson.Valor das correlações de Pearson: r= 0,4455 na correlação entre escolaridade e desempenho no teste r= - 0,2416 na correlação entre faixa etária e desempenho no teste. Conclusão: Dessa forma o estudo sugere que a escolaridade formal nem sempre exerce papel fundamental frente as avaliações neuropsicológicas e que a idade elevada não exerce ,necessariamente, papel de limitante psiconeurológico.
Publicado
2018-04-05
Seção
ARTIGO ORIGINAL