EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Tamara Figueiredo da SILVA Graduanda em Nutrição pela Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG
  • Maria Góes DRUMOND Mestre em Enfermagem e Saúde; professora do curso de Nutrição da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG
  • Débora Fernandes RODRIGUES

Resumo

A alimentação é um dos fatores mais importantes relacionados ao crescimento e desenvolvimento infantil. Ações de educação alimentar e nutricional podem ser eficazes em grupos de crianças, na tentativa de desenvolver escolhas alimentares saudáveis. O objetivo deste trabalho foi promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde em crianças de forma atraente, lúdica e educativa. A partir do diagnóstico inicial do perfil nutricional das crianças, foi elaborado um cardápio mensal para a escola e foram desenvolvidas dinâmicas relacionadas ao tema “Alimentação Saudável”. Ao final, pode-se perceber a aceitação dos alimentos propostos e a assimilação dos conceitos de alimentação saudável pelas crianças.   Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional. Crianças. Atividades lúdicas.

Referências

AMORIM, N. F. A. et al. Implantação da cantina escolar saudável em escolas do Distrito Federal, Brasil. Rev. Nutr., v. 25, n. 2, p. 203-217, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Alimentação e Nutrição no Brasil. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

JUZWIAK, C. R. Era uma vez... Um olhar sobre o uso dos contos de fada como ferramenta de educação alimentar e nutricional. Comunicação, saúde e educação, v. 17, n. 45, p. 473-84, 2013.

OLIVEIRA, J. C.; COSTA, S. D.; ROCHA, S. M. B. Educação nutricional com atividade lúdica para escolares da rede municipal de ensino de Curitiba. Cad. Escola de Saúde, v. 2, n. 6, p. 100-6, 2011.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Growht reference data for 0-5 years, 2006. Disponível em: http://www.who.int/childgrowth/en.

Publicado
2015-11-30