PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO LABORATÓRIO DE HEMODINÂMICA
Resumo
As doenças cardiovasculares constituem as principais causas de morte no mundo, atribuÃdas aos diversos fatores de risco, idade, hipertensão arterial, genética, dislipidemias, tabagismo e diabetes mellitus. O Laboratório de Hemodinâmica é uma unidade onde são realizados exames especÃficos ou procedimentos determinantes para melhor sobrevida do doente. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi caracterizar o perfil dos pacientes atendidos em um setor de hemodinâmica em Sete Lagoas – MG, através de uma pesquisa de campo documental de caráter qualitativo e descritivo, com coleta de dados clÃnicos dos pacientes atendidos durante todo o mês de agosto de 2015. Foram coletados dados de 112 pacientes, sendo 67% do sexo masculino e 71% com idade entre 51 e 80 anos. Os principais procedimentos realizados foram cateterismo cardÃaco (62%) e angioplastia coronariana transluminal percutânea (23%), seguido 21% da PTCA eletiva e 6% da arteriografia. Os procedimentos de menor número (5%) foi o CAT junto a PTCA, sendo feitos apenas nas urgências e emergências. Os fatores de predisposição as doenças arteriais de maior constância foram o tabagismo e histórico familiar de infarto, que obtiveram 48% e 49%, respectivamente. A dislipidemia estava presente em 41% dos pacientes e a diabete mellitus em 33%. Quando os fatores de riscos foram associados, 31% dos pacientes apresentavam dois fatores de predisposição e 32%, três fatores de predisposição. Na presença de dois e três fatores de risco para doenças arteriais houve atendimento de 31% e 32% de pacientes. Dos 112 pacientes 5% não apresentavam nenhum fator de risco para doenças arteriais e apenas 4% manifestavam os cinco fatores de risco avaliados. Apesar de a porcentagem ser baixa, geralmente aos pacientes com mais fatores de risco tendem a apresentar maior probabilidade de manifestar doenças ateroscleróticas. Dessa forma, para minimizar os fatores de risco que promovem o aumento das doenças cardiovasculares, o enfermeiro pode atuar na educação em saúde em busca de alternativas para oferecer uma melhor qualidade de vida do paciente. Palavras-chave: Doenças cardiovasculares. Hemodinâmica. Papel do enfermeiro.Referências
NADRUZ JUNIOR, W. Diagnóstico e tratamento dos fatores de risco. Com Ciência, n. 109, 2009. DisponÃvel em: <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542009000500017&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 10 set, 2015.
ALMEIDA, M. C. et al. Perfis Epidemiológicos entre os Sexos na SCA. Revista Brasileira de Cardiologia, v. 27, n. 6, p. 423-429, 2014. DisponÃvel em: . Acesso em 10 set, 2015.
Publicado
2015-11-30
Seção
ARTIGOS INÉDITOS