Percepção de enfermeiros sobre a comunicação no atendimento à pessoa com deficiência auditiva

  • Nícia das Graças Gonçalves Machado Franca Faculdade ciências da vida
  • Rodrigo Gomes da Silva
Palavras-chave: Acesso aos Serviços de Saúde, Cuidados de Enfermagem, Pessoas com Deficiência Auditiva

Resumo

Introdução: A comunicação no ambiente hospitalar é o principal meio para que sejam atendidas as necessidades dos pacientes e se estabeleça uma boa relação profissional. O cuidado à pessoa com deficiência auditiva é permeado pela dificuldade de compreensão, pois os profissionais da saúde geralmente não estão preparados para utilizar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). É necessário que se discuta a inclusão dos pacientes com deficiência auditiva e melhor preparação dos profissionais de enfermagem através do curso de LIBRAS. Objetivo geral: verificar qual a percepção dos enfermeiros de Sete Lagoas/Minas Gerais/Brasil sobre o atendimento ao paciente com deficiência auditiva. Materiais/Métodos: pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, buscando aprofundamento no assunto. Resultados: os enfermeiros não se sentem capacitados para o acolhimento, mas o realizam com a utilização de outros recursos de comunicação, sem o intérprete de LIBRAS. Discussão: Isto dificulta o atendimento e a acessibilidade dos deficientes ao sistema de saúde, indicando que eles não estão recebendo o atendimento de forma integral e igualitária preconizado pelo SUS. Conclusão: evidencia-se, portanto, a necessidade da inserção do curso de LIBRAS na graduação, além da capacitação dos profissionais de saúde atuantes no mercado de trabalho.
Publicado
2018-04-05