ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PARA ADOLESCENTES

uma perspectiva do âmbito público

  • Gabriele Marques de Souza Faculdade Ciências da Vida
  • Gabriela Machado Cafieiro

Resumo

A escolha vocacional tem sido notavelmente tematizada nos campos da Educação em virtude da reforma setorial caracterizado pela noção de educação como um direito que atenda o sujeito de maneira holística. Sendo assim, nos últimos anos o país caminhou para a progressiva valorização das estratégias de Orientação Vocacional (OV) com grupos voltados a instituições educacionais públicas. Sob esta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi compreender quais as contribuições da O.V na construção da identidade ocupacional de adolescentes em uma escola pública. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva através de um estudo de caso, empregou-se dois grupos focais com 9 alunos cada, de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Sete Lagoas – Minas Gerais. Utilizando-se de análise de conteúdo investigou-se os dados nas abordagens quantitativa e qualitativa. Observou-se que a construção da identidade vocacional, perpassa a história do adolescente e a elaboração do autoconhecimento permite que ele faça escolhas conscientes, levando em consideração o contexto em que vive e o modo como ele interfere no cotidiano destes estudantes. Compreendendo assim, que o papel do orientador vocacional consiste em facilitar o processo de escolha do orientando. Portanto, a O.V possui caráter transformador e reconstrutor, levando o adolescente a pensar em suas possibilidades como um fator que o fará desenvolver-se individualmente, remodelando o contexto ao seu redor. Recomenda-se, no entanto, investigar futuramente as políticas públicas de Orientação Vocacional e o envolvimento dos órgãos públicos na contribuição do avanço deste campo de conhecimento, bem como, a análise e validação das técnicas que ao lado dos testes, se constituem como um dos recursos para a orientação, ampliando novos temas e selecionando diferentes amostras populacionais para um estudo comparativo.   Palavras-chave: Psicologia Vocacional. Orientação Vocacional. Identidade Vocacional.
Publicado
2018-03-22