INDÚSTRIA CULTURAL E FORMAÇÃO MUSICAL DE ADOLESCENTES

  • Thiago Oliveira Dionisio Faculdade Ciências da Vida
  • Fernando Cotta Trópia Dias

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral elucidar as influências da indústria cultural na formação musical de adolescentes cursando o primeiro ano do ensino médio. Como objetivos específicos buscou-se investigar os veículos de comunicação utilizados pelos jovens no ato de ouvir música, além de refletir sobre possíveis vias de resistência aos modismos de uma dada época e cultura produzidos e veiculados no contexto da Indústria Cultural. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada em Grupo Focal, realizado na Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, localizada na cidade de Sete Lagoas-MG. O grupo foi composto por 10 adolescentes, de ambos os sexos, todos cursando o primeiro ano do ensino médio. Os dados coletados foram divididos em categorias embasadas por uma perspectiva de análise da psicologia social crítica, em específico, inspirado nas ideias dos autores da então denominada Escola de Frankfurt. A análise das categorias foi subsidiada pelo método Hermenêutico-Dialético. Os resultados apresentados na pesquisa evidenciaram uma influência significativa da indústria cultural na formação musical dos adolescentes. Entretanto, foi possível observar algumas possibilidades de resistência diante da torrente de estímulos distribuídos pela indústria cultural. Nesta percepção foi possível concluir que embora a indústria cultural exerça uma influência na formação musical dos adolescentes, há brechas possíveis de experiências no acesso a esses estímulos.
Publicado
2018-03-21