Avaliação do perfil dos usuários de fluoxetina atendidos por uma farmácia de rede pública em Baldim-MG
Palavras-chave:
Fluoxetina, Usuários, Perfil sociodemográfico
Resumo
A fluoxetina é um antidepressivo pertencente à classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina, muito utilizado por ser um medicamento eficaz para o tratamento contra a depressão e ansiedade, por oferecer maior segurança com relação à margem terapêutica e pelo baixo Ãndice de reações adversas. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi analisar o perfil dos usuários de fluoxetina atendidos por uma farmácia de rede pública em Baldim-MG, verificar a relação do uso do medicamento com algumas variáveis sociodemográficas e com o padrão da prescrição e renovação das receitas adotado na Unidade Básica de Saúde. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva e de abordagem quantitativa com coleta de dados através da aplicação de um questionário, em uma farmácia de rede pública. Foram entrevistadas 50 pessoas, do sexo feminino e masculino, as quais foram selecionadas aleatoriamente. Foi encontrado maior Ãndice de usuários de fluoxetina entre sexo feminino (86%). Em relação à faixa etária, a prevalência foi de 31 a 40 anos (30%), havendo predomÃnio de usuários entre as pessoas com o ensino fundamental incompleto (40%) e casados (46%). Mais da metade dos entrevistados que fazem uso da fluoxetina estavam desempregados (76%) e a maioria alegou que praticava atividade fÃsica eventualmente (40%). Quanto à forma de aquisição da receita, 74% adquirem-na apenas por renovação e 26% através de consulta médica, sendo o médico clÃnico geral responsável por maior parte da disponibilização (46%). Os resultados encontrados podem indicar que algumas das variáveis sociodemográficas, direta ou indiretamente contribuem para uso da fluoxetina. O profissional farmacêutico pode promover ações de farmacovigilância com o intuito de garantir o uso racional de medicamentos e assim evitar problemas relacionados ao mesmo.
Publicado
2018-04-05
Seção
ARTIGO ORIGINAL