FATORES DETERMINANTES DAS ESCOLHAS ALIMENTARES DE CLIENTES DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS EM SETE LAGOAS-MG

  • JANIELLE MARTINS MOREIRA FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA
  • DÉBORA FERNANDES RODRIGUES

Resumo

A mídia é uma ferramenta muito usada pela indústria de alimentos e, tem levado a população ao aumento no consumo de alimentos ultraprocessados. Como consequência, percebe – se cada vez mais o aumento de Doenças Crônicas não Transmissíveis. Este estudo objetiva avaliar quais fatores estão relacionados às escolhas alimentares de clientes frequentadores de uma rede de supermercados na cidade de Sete Lagoas – MG. Diante desse contexto surgiu o seguinte questionamento: as escolhas alimentares têm sido influenciadas pela mídia, o que causa grande consumo de produtos com alto teor de açúcares, gorduras e sódio. A hipótese levantada é que a indústria tem influenciado o consumo de alimentos ultraprocessados nas escolhas alimentares da sociedade através da mídia. Como instrumento para coleta de dados foi aplicado um questionário para uma amostra de 40 clientes frequentadores de 2 unidades da rede de supermercados Bonzão, contendo 4 questões, abordando dados sociodemográficos como idade, sexo e renda,  perguntas fechadas relacionadas aos fatores que influenciavam suas escolhas alimentares e, a frequência no consumo de alimentos ultraprocessados. Com os resultados obtidos através da análise quali- quantitativa pode – se conclui que os fatores  determinantes nas escolhas alimentares da amostra em questão foi os preços baixos dos alimentos ultraprocessados, a indicação de amigos sobre a qualidade dos produtos e, ainda a informação contida nos rótulos dos alimentos.
Publicado
2019-03-01