Conhecimento de promoção ao Aleitamento Materno em Equipes de Saúde da Família de uma Região de Poços de Caldas/MG

  • Patricia Costa Fonseca Faculdade Ciências da Vida
  • Eliza de Souza Sampaio Faculdade Ciências da Vida
  • Neila Regina Oliveira Faculdade Ciências da Vida

Resumo

Promover o aleitamento materno é a estratégia que, isoladamente, apresenta maior impacto e menor custo para políticas públicas de saúde voltadas à redução da mortalidade infantil. No entanto, apesar dos benefícios da amamentação na qualidade de vida das crianças, o desmame precoce ainda é bastante freqüente. A Estratégia Saúde da Família (ESF) têm papel fundamental para tornar o aleitamento materno uma prática universal, contribuindo para a saúde e bem-estar dos bebês, suas mães, famílias e comunidade. Entretanto, múltiplos fatores se interpõem à efetiva prática da amamentação e a atuação dos serviços de saúde pode ser em parte responsável pelo insucesso do aleitamento materno visto que nem sempre os profissionais das ESF estão capacitados para propiciar orientações e suporte adequados para gestantes e lactantes. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o nível de conhecimento dos profissionais das ESF quanto ao aleitamento materno em uma região do município de Poços de Caldas – MG, Brasil. Para tal utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com questões referentes aos conhecimentos dos profissionais de saúde sobre amamentação contendo questões previamente testadas. O questionário foi preenchido pelos entrevistados de forma individual e anônima. Observou-se na análise dos resultados que as equipes, apesar de sensibilizadas, não se encontravam satisfatoriamente capacitadas para a promoção do aleitamento materno em sua prática profissional diária. Enfermeiros e médicos (14,9% da amostra) se mostraram mais capacitados, bem como aqueles profissionais que atuam há mais de seis meses em ESF, os que consideravam ter conhecimento suficiente no tema em questão e ainda os profissionais que vivenciaram experiência com aleitamento materno dos filhos. Faz-se necessário aprimoramento das ESF no tema em questão para que o apoio à gestante, à lactante e ao bebê seja efetivo.

Referências

Feliciano, KVOF; Kovacs, MH; Costa, IER; Oliveira, MG; Araújo, MAS. Avaliação continuada da educação permanente na atenção à criança na estratégia saúde da família. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. 2008; 8(1): 45-53.

Atenção Básica e a Saúde da Família: Diretriz Conceitual in; http://dtr2004.saude.gov.br/dab/ atencaobasica.php

Pedras, CTPA; Pinto, EALC; Mezzacappa, MA. Uso do copo e da mamadeira e o aleitamento materno em recém-nascidos prematuros e a termo: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. [online]. 2008; 8(2): 163-169.

Organização Mundial da Saúde. Proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno: o papel especial dos serviços materno-infantis. Genebra: Organização Mundial da Saúde; 1989.

Saúde de Criança: Política Nacional de Aleitamento Materno in: http://portal.saude.gov.br/portal/ saude/cidadao/visualizar_texto.cfm?idtxt=26350

Caldeira, AP; Fagundes, GC; Aguiar, GN. Intervenção educacional em equipes do Programa de Saúde da Família para promoção da amamentação. Rev Saúde Pública. 2008; 42 (6): 1027-33.

Publicado
2011-09-13