PROGRAMA EDUCANDO PARA O BEM NASCER: implicações na qualidade da assistência ao pré-natal

  • Sara Daniele Andrade Faria FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA
  • Milene Silva Rodrigues

Resumo

Contextualização do tema: O Programa Educando para o Bem Nascer é um programa de extensão Universitária, cujas atividades são desenvolvidas em uma Unidade Básica de Saúde numa cidade de Minas Gerais, possui como foco principal a diminuição da mortalidade materna e neonatal, através da educação em saúde. Objetivo: Conhecer a implicação do programa Educando para o Bem Nascer na assistência ao pré-natal de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) numa cidade de Minas Gerais. Materiais e Métodos: Pesquisa primária, classificada como estudo de caso, descritivo, com abordagem qualitativa. Foi realizada entrevista semiestruturada com dez mulheres que participaram do curso de gestante em junho de 2016 e com dez profissionais que atuam na ESF pesquisada. A análise de conteúdo foi elaborada segundo proposta de Bardin, articulada com o referencial teórico de Paulo Freire. Resultados: Foi evidenciado nesta pesquisa que o programa influencia na qualidade da assistência ao pré-natal; com o desenvolvimento da autonomia e promoção do vínculo entre as mulheres que participam do programa e os profissionais de saúde. Discussão: A realização de práticas educativas, quando executadas de forma dialógica e que promovam a participação social, gera grandes impactos nos indicadores de saúde, como promoção de autonomia, vínculo e inclusão social. Conclusão: Com os resultados apresentados, foi possível perceber o quanto as práticas educativas aliadas à ideologia Freireana, podem contribuir para melhorar a assistência ao pré-natal.

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Publicado
2017-07-17