PROGRAMA EDUCANDO PARA O BEM NASCER: implicações na qualidade da assistência ao pré-natal
Resumo
Contextualização do tema: O Programa Educando para o Bem Nascer é um programa de extensão Universitária, cujas atividades são desenvolvidas em uma Unidade Básica de Saúde numa cidade de Minas Gerais, possui como foco principal a diminuição da mortalidade materna e neonatal, através da educação em saúde. Objetivo: Conhecer a implicação do programa Educando para o Bem Nascer na assistência ao pré-natal de uma Estratégia de Saúde da FamÃlia (ESF) numa cidade de Minas Gerais. Materiais e Métodos: Pesquisa primária, classificada como estudo de caso, descritivo, com abordagem qualitativa. Foi realizada entrevista semiestruturada com dez mulheres que participaram do curso de gestante em junho de 2016 e com dez profissionais que atuam na ESF pesquisada. A análise de conteúdo foi elaborada segundo proposta de Bardin, articulada com o referencial teórico de Paulo Freire. Resultados: Foi evidenciado nesta pesquisa que o programa influencia na qualidade da assistência ao pré-natal; com o desenvolvimento da autonomia e promoção do vÃnculo entre as mulheres que participam do programa e os profissionais de saúde. Discussão: A realização de práticas educativas, quando executadas de forma dialógica e que promovam a participação social, gera grandes impactos nos indicadores de saúde, como promoção de autonomia, vÃnculo e inclusão social. Conclusão: Com os resultados apresentados, foi possÃvel perceber o quanto as práticas educativas aliadas à ideologia Freireana, podem contribuir para melhorar a assistência ao pré-natal.Referências
ALMEIDA, Maria Rita de C. B. et al. Percepção e perspectivas de gestantes sobre o processo do parto a partir de oficinas educativas. Revista Mineira de Enfermagem, v. 15, n. 1, p. 79-85, 2011.
ARRAIS, Alessandra; CABRAL, Daniela Silva Rodrigues; MARTINS, Maria Helena de Faria. Grupo de pré-natal psicológico: avaliação de programa de intervenção junto a gestantes. Encontro Revista de Psicologia, v. 15, n. 22, p. 53-76, 2015.
ATRASH, Hani K. Childhood mortality: still a global priority. Journal of Human Growth and Development, v. 23, n. 3, p. 257-260, 2013.
BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 1990.
______. Ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção básica. PolÃtica nacional de atenção básica. BrasÃlia: Ministério da Saúde, 2006.
______. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Cadernos de Atenção Básica. BrasÃlia: Ministério da Saúde, 2012.
______. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Cadernos de Atenção Básica. BrasÃlia: Ministério da Saúde, 2013.
______. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres. BrasÃlia: Ministério da Saúde, 2016.
CARNEIRO, Angélica Cotta Lobo Leite et al. Educação para a promoção da saúde no contexto da atenção primária. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 31, n. 2, p. 115-120, 2012.
CARVALHO, Moacira Lopes et al. Prevenção da mortalidade materna no pré-natal: uma revisão integrativa. Revista Interdisciplinar, v. 8, n. 2, p. 178-184, 2015.
CHERNICHARO, Isis de Moraes; SILVA, Fernanda Duarte da; FERREIRA, Márcia de Assunção. Caracterização do Termo Humanização na Assistência POR Profissionais de enfermagem. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 156-162, 2014.
COMES, Yamila et al. A implementação do programa mais médicos e a integralidade nas práticas da Estratégia Saúde da FamÃlia. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 9, p. 2729-2738, 2016.
FERNANDES, Beatriz Boleta et al. Pesquisa epidemiológica dos óbitos maternos e o cumprimento do quinto objetivo de desenvolvimento do milênio. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 36, p. 192-199, 2015.
FORTUNA, Cinira Magali et al. Educação permanente na estratégia saúde da famÃlia: repensando os grupos educativos. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 4, p. 990-997, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra; 2002.
GOMES, Ana Leticia Monteiro et al. Conhecimentos de familiares sobre os cuidados com recém-nascidos. Revista Rene, n. 16, v. 2, p. 258-265, 2015.
GUERREIRO, Eryjosy Marculino et al. Educação em saúde no ciclo gravÃdico-puerperal: sentidos atribuÃdos por puérperas. Revista brasileira de enfermagem, v. 67, n. 1, p. 13-21, 2014.
HEIDEMANN, Ivonete Teresinha Schülter Buss; WOSNY, Antonio de Miranda; BOEHS, Astrid Eggert. Promoção da Saúde na Atenção Básica: estudo baseado no método de Paulo Freire. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 8, p. 3553-3559, 2014.
LANSKY, Sônia et al. Pesquisa Nascer no Brasil: perfil da mortalidade neonatal e avaliação da assistência à gestante e ao recém-nascido. Cadernos de saúde pública, v. 30, n. supl. 1, p. S192-S207, 2014.
LEÃO, Miriam Rêgo de Castro et al. Reflexões sobre o excesso de cesarianas no Brasil e a autonomia das mulheres. Ciência e Saúde Coletiva, v. 18, n. 8, p. 2395-2400, 2013.
LINHARES, Eliane Fonseca et al . Influência intergeracional no cuidado do coto umbilical do recém-nascido. Texto contexto - enfermagem, v. 21, n. 4, p. 828-836, Florianópolis, 2012.
MACHADO, Mariana de Oliveira Fonseca et al. Violência por parceiro Ãntimo e transtornos ansiosos na gestação: importância da formação profissional da equipe de enfermagem para o seu enfrentamento. Revista Latino-Americana de Enfermagem, n. 23, p. 855-864, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia CientÃfica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MELERE, Cristiane et al . Ãndice de alimentação saudável para gestantes: adaptação para uso em gestantes brasileiras. Revista Saúde Pública, v. 47, n. 1, p. 20-28, São Paulo, 2013.
MENEZES, Kênia Kiefer Parreiras de; AVELINO, Patrick Roberto. Grupos operativos na Atenção Primária à Saúde como prática de discussão e educação: uma revisão. Cadernos de saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 124-130, 2016.
MICCAS, Fernanda Luppino; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Educação permanente em saúde: metassÃntese Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 48, n. 1, p. 170-185, 2014.
OLIVEIRA, Renata Leite Alves de et al. Avaliação da Atenção pré-natal na Perspectiva dos Diferentes modelos na Atenção Primária. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 2, p. 546-553, 2013.
OLIVEIRA, Silvia Regina Gomes de; WENDHAUSEN, Ãgueda Lenita Pereira. (Re) significando a Educação em Saúde: dificuldades e possibilidades da estratégia saúde da famÃlia. Trabalhos de educação e saúde, v. 12, n. 1, p. 129-147, 2014.
PEREIRA, Klebiana G. Pereira et al. Atenção à saúde da mulher no pré-natal. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 5, n. 4, p. 01-08, 2015.
PEREIRA, Renata Cristina Arthou; RIVERA, Francisco Javier Uribe; ARTMANN, Elizabeth. O Trabalho multiprofissional na Estratégia Saúde da FamÃlia: Estudo Sobre Modalidades de Equipe. Interface, v. 17, n. 45, p. 327-340, 2013.
PIO, Danielle Abdel Massih; OLIVEIRA, Mônica Martins de. Educação em Saúde Para Atenção à gestante: Paralelo de Experiências Entre Brasil e Portugal. Saúde e sociedade., v. 23, n. 1, p. 313-324, São Paulo, 2014.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho cientÃfico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
PROGIANTI, Jane Márcia; COSTA, Rafael Ferreira da. Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiras: repercussões sobre vivências de mulheres na gestação e no parto. Revista brasileira enfermagem, v. 65, n. 2, p. 257-263,2012.
RESENDE, Lilian Valim; RODRIGUES, Roberto Nascimento; FONSECA, Maria do Carmo. Mortes maternas em Belo Horizonte, Brasil: percepções sobre qualidade da assistência e evitabilidade. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 37, n. 4-5, p. 218-224, 2015.
SANCHEZ, Lourdes Quicutis. Potter y Freire: diálogo de fundamentos teóricos para la educación bioética. Revista Bioética, v. 21, n. 1, p. 158-167, 2013.
SATO, Ana Paula et al. Estado nutricional e ganho de peso de gestantes. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 20, n. 3, p. 462-468, 2012.
SILVA, Andréa Lorena Santos; NASCIMENTO, Enilda Rosendo do; COELHO, Edméia de Almeida Cardoso. Práticas de enfermeiras para promoção da dignificação, participação e autonomia de mulheres no parto normal. Escola Anna Nery, v. 19, n. 3, p. 424-431, 2015.
SILVA, Maria Rocineide Ferreira et al. O cuidado além da saúde: cartografia do vÃnculo, autonomia e território afetivo na saúde da famÃlia. REME, v. 19, n. 1, p. 249-254, 2015.
SIQUEIRA, Márcia Cristina Godoy; LEOPARDI, Maria Tereza. O processo ensino-aprendizagem na formação de trabalhadores do SUS: reflexões a partir da experiência da etsus. Trabalhos educação e saúde, v.14, n.1, p.119-136, 2016.
SOUZA, Viviane Barbosa; ROECKER, Simone; MARCONI, Sonia Silva. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 13, n. 2, p. 199-210, 2011.
SODRÉ, Thelma Malagutti; MERIGHI, Miriam Aparecida Barbosa. Escolha informada no parto: um pensar para o cuidado centrado nas necessidades da mulher. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 11, n. 5, p. 115-120, 2012.
TORRES, Carlos Alberto. Fifty years after angicos. Paulo Freire, popular education and the Struggle for a Better World that is Possible. Revista Lusófona de Educação, n. 24, p. 15-32, 2013.
VIELLAS, Elaine Fernandes et al. Assistência pré-natal no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 1, p. 85-100, Rio de Janeiro, 2014.
VILLANUEVA, Lourdes Ortiz; VARELA, Ana Belén GarcÃa. Por qué acuden y como influye la educación maternal em un grupo de mujeres. NureInvestigación, v. 10, n. 63, 2015.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Rio de Janeiro: Bookman, 2015.