PERCEPÇÃO DE EFICIÊNCIA DA CREATINA ENQUANTO SUPLEMENTO ERGOGÊNICO NO ORGANISMO DE PRATICANTE DE EXERCÍCIO RESISTIDO DE FORÇA:

ESTUDO DE CASO

  • Wairys Fontes Faculdade Ciências da Vida
  • Pauline Cristiane Moura Faculdade Ciências da Vida

Resumo

A creatina é o ácido metil-guanidina acético, formado por meio do aminoácido glicocola da arginina eum doador de metila, a S-adenosil-metionina. Este suplemento é amplamente utilizado nasacademias de modo geral, a fim de melhora de força e desempenho físico em treinos com exercíciosresistidos de força. É o potencial ergogênico da creatina que leva o suplemento a ter um alto grau deprocura por este público, que vai desde atletas a desportistas comuns que buscam estar cada vezmelhor fisicamente. Neste trabalho foi feito o estudo de caso relacionado ao uso da creatina e ospossíveis efeitos gerados por ela no corpo do atleta. Os efeitos considerados foram desde a naturezafísica até mesmo a questões psicológicas relacionadas à possível dependência. ObjetivandoIdentificar se há ação ergogênica proveniente do uso da creatina foi feita entrevista com um atletaIFBB-Brasil (International Federations of BodyBuilding), pertencente ao estado de Minas Gerais eparticipante da categoria Men’s Physique, identificou-se o baixo conhecimento específico sobre osuplemento. No entanto, no que tange aos efeitos descritos pelo atleta, eles confirmam o que édescrito na literatura, demonstrando assim que a creatina realmente exerceu função ergogênicasatisfatória. Foi relatado aumento de força, volume muscular e resistência física, e assim como naliteratura não foram descrito efeitos colaterais provenientes do uso do suplemento. Também não foirelatada dependência psicológica e ou possível quadro de vigorexia. Conclui-se dessa forma que acreatina é um suplemento seguro que possui efeito ergogênico satisfatório.

Biografia do Autor

Pauline Cristiane Moura, Faculdade Ciências da Vida
Nutricionista - UFOP, mestre em Educação em diabetes - Santa Casa Belo Horizonte, Nutrição humana e saúde - UFLA. Atualmente faz atendimentos home care e em consultório, além de lecionar na faculdade Ciencias da Vida e UNIFEMM.
Publicado
2017-12-14