AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR E NA AUTOESTIMA DOS ADOLESCENTES

  • Shirley Nilda Pereira Dutra Faculdade Ciências da Vida
  • Raquel Patrícia da Silva Faculdade Ciências da Vida
  • Ana Claudia Lages Teixeira Faculdade Ciências da Vida
  • Maria Góes Drumond Faculdade Ciências da Vida

Resumo

Na adolescência, ocorrem mudanças fisiológicas e emocionais que podem interferir no comportamento alimentar e psicológico. Os meios de comunicação podem funcionar como um difusor de ideias. A Educação Nutricional na adolescência é uma ferramenta para a aquisição de hábitos saudáveis. O objetivo do projeto foi analisar a influência dos meios de comunicação na autoestima e no comportamento alimentar dos jovens. O projeto #soumaisfelizassim foi desenvolvido nos meses de abril, maio e junho do ano de 2017. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, para embasamento teórico e pesquisa de campo, para avaliar a adesão dos participantes e no planejamento das intervenções. Os adolescentes foram convidados a participarem do projeto, sendo 2 meninos e 7 meninas, com idades entre 13 e 17 anos, na cidade de Sete Lagoas. Os resultados do questionário de percepção da autoimagem revelam que 67% dos jovens estão insatisfeitos com a aparência e 78% citaram que a mídia influencia na alimentação. Os resultados do questionário somatório, aplicado no último encontro, evidenciam que todos os adolescentes aderiram ao projeto e apresentaram relatos positivos de mudança de hábitos. O Projeto de Educação Nutricional na Adolescência buscou uma intervenção integral visando melhorar a qualidade da alimentação e do bem estar dos adolescentes.PALAVRAS-CHAVE: Educação Nutricional. Adolescência. Autoestima.
Publicado
2018-03-26