NECESSIDADE DE ABORDAGEM INOVADORA DO ENSINO EM SAÚDE MENTAL NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Resumo
A Reforma Psiquiátrica brasileira proporcionou uma mudança nos paradigmas do tratamento do cliente em saúde mental e também à compreensão de seu estigma. Priorizando a reinserção social do paciente como parte da terapêutica, com a finalidade de proporcionar qualidade de vida, a Reforma vai de encontro com a antiga exclusão e segregação do cliente, que era retirado da sociedade e exposto, em alguns casos, a condições sub-humanas. A avaliação da capacitação dos profissionais que atuarão nessa área também se faz de grande importância. Nesta pesquisa, objetivou-se estimar na literatura, a demanda de práticas inovadoras de educação em saúde mental, para graduação no curso de enfermagem. Em relação ao contexto apresentado, de inovação e respeito à integralidade e subjetividade do sujeito cliente em saúde, propostos pela Reforma Psiquiátrica, as práticas de formação na graduação dos profissionais atuantes na área da saúde ainda não acompanham essas inovações. É evidenciada a necessidade de abordagens inovadoras quanto à temática, que até então, permanece relacionada à cultura hospitalocêntrica e manicomial.PALAVRAS-CHAVE: Estágio clÃnico. Saúde mental. Educação em saúde.
Publicado
2018-04-27
Seção
RESUMOS DE ANAIS