DESAFIOS PARA O PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NA CONSTRUÇÃO DO ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO EM SÃO JOSÉ DA LAPA, MINAS GERAIS.

  • Clever Silva Miranda Faculdade Ciências da Vida
  • Orozimbo Henriques Campos Neto

Resumo

A Atenção Farmacêutica (AF) é uma prática importante no acompanhamento farmacoterapêutico aos pacientes, a fim de se evitar agravos à saúde dos usuários de medicamentos alcançando resultados positivos com a farmacoterapia. Ao longo dos anos a profissão farmacêutica atravessa por transformações chegando ao que vivenciamos hoje, mudanças acontecem, para que o profissional farmacêutico possa junto à equipe multiprofissional garantir a melhora da qualidade de vida dos usuários de medicamentos. O presente estudo realizou-se no município de São José da Lapa no estabelecimento farmacêutico da Rede “Farmácia de Todos” da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O trabalho procurou responder a pergunta: quais os desafios que o profissional farmacêutico enfrenta para realizar a prática da Atenção Farmacêutica no seu cotidiano? O trabalho justifica-se pela necessidade do acompanhamento de profissional capacitado na atenção aos pacientes para garantir o uso racional de medicamentos e resultados positivos da farmacoterapia. O objetivo é compreender como funciona a unidade do “Farmácia de Todos” no município de São José da Lapa, analisar como o farmacêutico nas suas atribuições realiza a prática da AF e descrever os desafios enfrentados pelos farmacêuticos referentes ao acompanhamento farmacoterapêutico. Utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória do tipo estudo de caso mediante entrevista com a farmacêutica da referida unidade de saúde. Conclui-se que diante da rotina da profissional farmacêutica em seu cotidiano, com várias atividades administrativas e burocráticas, torna-se difícil a execução da prática da AF. A Farmacêutica destacou a necessidade de mais profissionais para execução plena do acompanhamento farmacoterapêutico.

Biografia do Autor

Clever Silva Miranda, Faculdade Ciências da Vida
Estudante do curso de Farmácia  cursando o 10º periodoartigo sendo submetido para trabalho de conclusão de curso
Orozimbo Henriques Campos Neto
Doutorando em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG (2012). Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela UFMG (2009). Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde (GPES/UFMG).

Referências

REFERÊNCIAS

ALENCAR, T.O.S. et al. Dispensação Farmacêutica: uma análise dos conceitos legais em relação á prática profissional. Rev. Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicadas. Bahia, 2011, p.89-94. Disponível em<http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index. php/Cien_Farm/article/viewFile/1221/1047>.

AMBIEL, Ingrid Stephanie Stein; MOSTRAIANNI, Patricia de Carvalho. Resultados de atenção farmacêutica no Brasil: Uma revisão. Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl. São Paulo, 2013. Disponível em <http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewFile/2743/POR>.

ANGONESI, Daniela; RENNÓ, Marcela Unes Pereira. Dispensação Farmacêutica: proposta de um modelo para a prática. Ciências e Saúde Coletiva. Belo Horizonte, p.3883-3891, 2011. Disponível em <http://www.scielosp.org/pdf/csc/v16n9/a24v16n9.pdf>.

BARROS, Juliana Leandro de; SANTOS, Tayana Oliveira do. Atenção farmacêutica conceitos e desafios. Monografia. Centro universitário Newton Paiva: Belo Horizonte, 2008. Disponível em<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAiUMAL/atencao-farmaceutica>.

BECKER, H.S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 4 ed. São Paulo: Hucitec, 1999 apud COSTA, Alexandre de souza, et al. O uso do método estudo de caso na ciência da informação no Brasil. Rev Ciência Inf. e Doc. Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 49-69, Jan/Jun, 2013. Disponível em:

CORTEZ, Daniela X.; LEITE, Renata M.Daniela; CORTEZ, Francisca O. X. Assistência farmacêutica no SUS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. Ceará, vol. 2, nº5, ano 2, 2014. Disponível em<http://interfaces.leaosampaio.edu.br/index..php/revista-interfaces/article/dowload/86/86>.

COSTA, Alexandre de souza, et al. O uso do método estudo de caso na ciência da informação no Brasil. Rev Ciência Inf. e Doc. Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 49-69, Jan/Jun, 2013. Disponível em<http://www.revistas.usp.br/incid/article/download/59101/62099>.

COSTA, Evandro Medeiros; RABELO, Aneide Rocha de Marcos; LIMA, José Gildo de. Avaliação do papel do farmacêutico nas ações de promoção da saúde e prevenção de agravos na atenção primária. Rev. ciênc. farm. Básica Apl. Pernambuco, p. 81-88, 2014. Disponível em<http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewFile/2377/1513>.

GARCIA, Marina Morgado, et al. Modelos de Assistência farmacêutica no Brasil: Programa rede farmácia de Minas e programa farmácia popular no Brasil. Memorias Convencíon Internacional de Salud Pública. Cuba. Dez, 2012. Disponível em <http://www.convencionsalud2012.sld.cu/index.php/convencionsalud/2012/paper/viewFile/202/853>.

GUIA DO CUIDADO FARMACÊUTICO DA REDE FARMÁCIA DE MINAS. Uma estratégia para promover o uso racional de medicamentos e a farmacovigilância no SUS. Edição. Minas Gerais: p.9-15.,2010.

GOPPINGER, Querlin Kuster. O Profissional Farmacêutico no âmbito do sus: Um enfoque á Assistência Farmacêutica. Rio Grande do Sul:p.1-27,2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA-IBGE. São José da lapa. 2016.

NIELSON, Sylvia Echer de Oliveira. Impacto da Atenção Farmacêutico no acompanhamento de pacientes idosos hipertensos e avaliação dos problemas relacionados a medicamentos. Goiana:p.113,2015

NICOLINE, Claudia; VIEIRA, Rita. Assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de graduandos em farmácia. Interface – Comunic., Saúde, Educ., v. 15,n.39,p.11271141,out/dez.2011.Disponível<http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-3283011000400013&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.

PORTARIA nº 3.916 de 30 de outubro de 1998. Ministério da Saúde

SARTUNINO, Luciana Tarbes Mattana; PERINI, Edson; LUZ, Zélia Profeta; MODENA, Celina Maria. Farmacêutico: um profissional em busca de sua identidade. Rev. Bras. Farm. 93(1): 10-16,2012.

SOUZA, Iane Francechet.; BASTOS, Paulo Roberto Haidamus de Oliveira.; BOGO, Danielle. Diretrizes Curriculares Nacionais: desafios na formação dos farmacêuticos para atuação no Sistema Único de Saúde. Rev. Bras. Pesq. Saúde. Vitoria, p.129-134, Jan-Mar, 2013. Disponível em.

RAMOS, Sandra Mara; CARVALHO, Tatiana Mello de; BARROS, Wesley de Merce Rodrigues. Atenção Farmacêutica: Dificuldades encontradas para implantação em farmácias e drogarias. Centro Universitário Celso Lisboa, p. 123-135, 2015. Disponível em<http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/download/26/13>.

REDE FARMÁCIA DE MINAS. Plano Estadual de estruturação da rede de assistência farmacêutica: Uma estratégia para ampliar o acesso e o uso racional de medicamentos no SUS. Superintendência de Assistência Farmacêutica. Belo Horizonte, 2008.

REIS, Thiago Marques dos. Conhecimento e conduta dos farmacêuticos para a dispensação de medicamentos e a realização da Atenção Farmacêutica em drogarias. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Assistência Farmacêutica) – Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ribeirão Preto, 2013.

RESOLUÇÃO SES nº 1416, de 21 de Fevereiro de 2008. Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais.

RESOLUÇÃO SES nº 1795, de 11 de Março de 2009. Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais

Publicado
2017-07-17

Artigos mais lidos do mesmo autor