TRABALHOS INTERDISCIPLINARES DURANTE A GRADUAÇÃO

o que os enfermeiros pensam a respeito?

  • Luciana Brondi Karpiuck
  • Fernanda Pereira Guimarães

Resumo

Os cursos de graduação em enfermagem estão buscando, através dos trabalhos interdisciplinares, a formação de profissionais capazes de promover a saúde integral do ser humano. Este processo de (re)construção do conhecimento coloca o acadêmico no centro do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consistiu em avaliar a percepção dos enfermeiros frente aos trabalhos interdisciplinares realizados na graduação, enquanto acadêmicos e, hoje, como profissionais. Optou-se por uma pesquisa de campo descritiva, realizada com um questionário, aplicada através da rede social Facebook® a 96 enfermeiros que realizaram trabalhos interdisciplinares durante toda a graduação. O resultado da pesquisa demonstrou que houve mudança na percepção da importância dos trabalhos interdisciplinares entre o início e final do curso. Dos entrevistados, 70% disseram que não julgavam os trabalhos importantes no início do curso, enquanto 88% disseram entender a importância desses ao fim da graduação. Exatamente 76% dos enfermeiros entrevistados consideraram os trabalhos interdisciplinares mais difíceis que os demais trabalhos e 59% alegaram que não teriam feito os trabalhos caso não fosse exigência curricular. Apesar da complexidade, a exigência curricular possibilitou aos acadêmicos a vivência interdisciplinar necessária para vida profissional, visto que 83% dos entrevistados reconheceram a importância dos trabalhos para a profissão. Dessa forma, os trabalhos interdisciplinares, aplicados durante a graduação de enfermagem, apesar dos desafios, mudou a perspectiva dos enfermeiros perante o conhecimento, tornando-os profissionais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe, promover a saúde integral e exercer a cidadania.
Publicado
2015-09-21

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