O ESCOTISMO COMO ELEMENTO DESENVOLVEDOR DA IDENTIDADE PSICOSSOCIAL NA TERCEIRA INFÂNCIA

  • Andreza Santos e Lima Faculdade Ciência da Vida
  • Fernando Cotta Trópia Dias

Resumo

O presente artigo pretende investigar a importância do movimento escotismo no desenvolvimento da identidade psicossocial individual e grupal de crianças na terceira infância (dos 7 aos 10 anos, especificamente) que integram o Ramo Lobinho, bem como as habilidades físicas, intelectuais, afetivas, sociais, espirituais e a consciência ambiental desenvolvida através de atividades e dinâmicas do escotismo, cujo planejamento é dado a partir do Programa Educativo, do sistema de progressão dos escoteiros e do estabelecimento de categorias divisórias planejadas quanto à faixa etária e número de participantes, visando a formação de cidadãos conscientes, responsáveis, solidários e capazes de tomar decisões por si mesmos (autonomia). Foi realizada uma pesquisa de campo com uma entrevista semiestruturada com duas duplas de sujeitos na amostra: a primeira, contendo ex-integrantes de grupos de escotismo e, a segunda entrevista, realizada com dois chefes responsáveis pelo Ramo Lobinho atualmente na cidade de Curvelo – MG
Publicado
2018-03-21